sábado, 20 de novembro de 2010

Resenha: Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1

Como bom pottermaníaco que sou, lá estava eu na pré-estréia da primeira parte do úlltimo filme da saga do bruxo mais famoso do mundo. E, de cara, já digo que não foi um filme decepcionante como Enigma do Príncipe, que na minha opinão foi a mais rídicula adaptação da história para a telona, mas RDM Pt. 1 também está longe de ser perfeito. Deixo claro que para quem acompanha apenas os filmes, será um longa espetacular, extrememamente bem produzido, com efeitos especiais e cenas de ação de tirar o fôlego. Se vc é uma dessas pessoas e não quer saber oq vai acontecer no filme, não leia daqui pra baixo, pois repito, vc vai adorar o filme.
Agora se vc como eu leu toda a série várias vezes e seria capaz de discuti-la por horas e com detalhes, bom, é sempre legal ver o mundo da magia na tela do cinema, mas em relação ao livro, mais uma vez o roteiro deixou a desejar. A impressão que eu tive foi de uma aceleração na parte 1 para que a parte 2, o gran finale, seja pefeita, mas essa pressa toda com que as coisas ocorrem deixou o filme sem sentido em alguma partes, algo que, se vai passar despercebido pra galera que não leu o livro, incomoda bastante nós que sempre esperamos o máximo de fidelidade a história original. Sejamos justos, algumas partes ficaram perfeitas, como a fuga do casamento, a destruição do medalhão (a melhor cena em comparação ao livro, perfeita), e a perseguição a Harry e Hagrid a caminho d'A Toca, que apesar de algumas modificações, é uma das cenas de ação mais eletrizantes do filme. Outra adaptação perfeita foi O Conto do Três Irmãos, contado de forma perfeita e na íntegra, com direito a uma animação extremamente bem feita pra ilustrar. Em contrapartida, algumas cenas inexistentes no livro e desnecessárias a meu ver acabam tirando o encanto da história, e o fato de não ter rolado, após a luta de Harry e Hermione com Nagini na casa de Batilda Bagshot em Godric's Hollow, a chegada de Voldemort e o playback da noite da morte de Lilian e Tiago Potter é inadmissível, qualquer fã de HP no mundo vai concordar comigo, e esses detalhes somados ao resumo excessivo da história fazem o filme, de um modo geral, ter em uma escala de 0 a 10, no máximo uma nota 6, isso dando valor a toda a produção, pq considerando apenas a história, chega no máximo a 5.
Bom, RDM Pt. 1 é um longa muito bem feito e com shows de atuação do elenco. Quem acompanha a série apenas pela tela vai adorar, e vale a pena também para quem é fã mesmo assistir. Agora nos resta esperar a parte 2, prevista para o meio do ano que vem, e torcer para termos um pouco mais de fidelidade à obra de J. K. Rowling.

sábado, 23 de outubro de 2010

"Aonde estão os homens da televisão? Com suas promessas e seus planos de evolução?"

Esse trecho da música do Glória, "Diferente de Você", se encaixa bem no momento em que estamos. O tempo todo vemos homens e mulheres bem vestidos e sorridentes na TV, enumerando seus feitos e /ou mostrando projetos realmente impressionantes para o desenvolvimento da cidade/estado/país. Se isso fosse novidade, seria algo a se pensar muito, porque são tantos projetos interessantes, que seria difícil optar por um deles. Bom, votar realmente é difícil, mas não pela variedade de bons projetos, e sim pela variedade de promessas esquecidas no ato da posse, o que nos faz pensar "quem será que vai fazer pelo menos metade disso aí"?  ´Que fique claro que num to aqui dando uma de "Che Guevara Sem Colete" rsrsrs, mas o fato é que, mesmo com as coisas acontecendo - sim, a gente ve melhoras aqui e ali - ainda tem gente passando fome, ainda tem gente morrendo em filas de hospital publico, ainda tem cirança no farol ou no trem vendendo bala quando deveria estar na escola. Nessas horas onde estão os "defensores do povo", que esbravejam em palanques e depois desaparecem escondidos embaixo de suas mesas lustrosas em seus gabinetes??? Eu presenciei algo que ilustra bem esse post essa semana: eu voltava da facul a noite, e vi uma senhora, que aparentava ter entre 60 ou 70 anos, com roupas que lembravam quem trabalha na feira, um lenço na cabeça, um carrinho carregado com caixas de frutas, morangos acho, e uma expressão muito cansada no rosto. Aquilo foi o suficiente pra eu esquecer de tudo que se passava na minha cabeça, eu achei um absurdo. Quando o trem chegou na estação Guapituba (CPTM, Linha 10-Turquesa), um homem, que vinha também com um carrinho de frutas no outro banco, se levantou e foi até a porta com ela, e ajudou a colocar o carrinho na plataforma... e só!! Porra!!! Era quase meia-noite, e aquela senhora, que com certeza não tinha passado o dia tricotando roupas para os netos, ainda tinha que andar sei lá que distancia, sozinha, e carregando um carrinho carregado de frutas que num parecia nada  leve... Nessas horas que podemos nos perguntar: Cadê o INSS?? Aposentadoria??? Direitos preferenciais dos idosos??? Aonde estão os homens da televisão?