quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como se desafia algo em que não se acredita? A moda do pseudo-ateísmo na internet.

Bom, aqui estou eu atualizando meu blog novamente... e agora com um assunto, imagino eu, potencialmente polêmico... vamos lá!

Ultimamente tenho reparado num crescimento considerável no número de indivíduos que se declaram ateus. Bom, até aí tudo bem, cada um acredita do que acha que deve. Mas o que tem me deixado, vamos dizer assim, curioso, é o fato de que muitas dessas pessoas parecem fazer questão de desafiar tudo que está relacionado com a religião, e o tempo todo. Desafiam Deus, a Bíblia, as igrejas, a fé, o Papa...
Antes de continuar, esclareço que eu acredito em Deus, do meu jeito é verdade, mas acredito. Não sigo uma religião específica nem faço o tipo 'beato', mas de modo geral acredito em Deus. Também não tenho nada contra os ateus, como eu disse no início do post, cada um acredita naquilo que achar digno de sua fé (ou da falta dela, enfim), mas daí a desrespeitar a fé alheia é outra história.
A definição de ateu no www.dicionarioinformal.com.br é: 'Ateu: Aquele que não acredita em qualquer divindade ou entidade sobrenatural'. Maravilha, ninguém é obrigado a acreditar em nada.
Mas ninguém é obrigado a deixar de acreditar também...
Bom, a questão é que tem muito nego na internet (nas redes sociais principalmente) que se diz ateu mas que na verdade paga mais de anti-cristo, e que na verdade nada mais é do que um desocupado querendo chamar a atenção do mundo como quem diz 'Ei, ei! Eu estou aqui, não acredito em Deus!'.
Não acredita amigo? Ótimo, problema seu. Engraçado é ver muitos desses com medo de espíritos e assombrações depois, mas não vou entrar no mérito da questão. A verdade é que pra mim, se você não acredita em algo, você não acredita e ponto final. Não há necessidade de ficar questionando o tempo todo, desafiando, criticando e em alguns caso até blasfemando como que já vi algumas vezes. Se você faz tudo isso, é porque você não tem tanta convicção assim da inexistência da divindade que você nega. Do contrário não ficaria tentando provar nada pra ninguém.
Que fique claro, não estou aqui querendo bancar o religioso nem nada do tipo, porque com certeza eu não sou. E também não concordo com muitas coisas relacionadas à religião como a condenação ao homossexualismo e outros costumes radicais, por exemplo. Tem também a questão religião/dinheiro onde tem muita coisa errada: me desculpe se eu ofender alguém que estiver lendo agora, não é a intenção, mas a igreja Universal é uma das coisas mais nojentas que eu já vi. Falo porque eu tive a oportunidade de presenciar um 'culto' lá, e o que se ouve é 'dinheiro' o tempo todo, sem exagero. E só pra concluir esse assunto da Universal, esclareço que quando digo que é nojento, falo com relação aos responsáveis por essa coisa toda, que deveriam se envergonhar do abuso que promovem a fé alheia.
Viu só? Eu também tenho discordâncias com relação à assuntos ligados à religião, mas isso não quer dizer que eu tenha que sair por aí generalizando e criticando tudo que esteja ligado ao assunto ou provocando pessoas religiosas. Isso não é ser ateu, isso é falta de respeito!
Vejo muitas críticas aos jovens que fazem parte de uma comunidade, grupo ou algo do tipo que se chama 'Eu Escolhi Esperar', que está relacionado com a questão de sexo depois do casamento, fazer corte... esses costumes que encontramos geralmente em igrejas evangélicas. Pessoalmente, acho essa questão de sexo após o casamento algo muito ultrapassado, mas respeito quem se decide por esse caminho. Mas aí chovem críticas e piadas sobre os pobres 'crentes virgens' na internet... isso é ridículo! Usando o português claro: meu, se você gosta de sexo, quer comer todo mundo, maravilha! Que bom pra você, de verdade! Mas custa respeitar o cara que segue uma doutrina diferente? Eu acho que não. Afinal, não vejo como exatamente isso atrapalha a sua vida.
Concluindo para que isso aqui não fique ainda maior, eu não acho que ninguém seja obrigado a acreditar em Deus ou em qualquer coisa, e respeito quem é ateu. Agora o que eu não respeito é essa molecada besta que faz questão de passar o dia enchendo o saco com sua críticas e provocações contra quem segue à religião que escolheu e na qual se sente bem.
Acho incrível que vejo alguns criticando partes da Bíblia, meio que querendo corrigi-la.
Pera lá né!
Um ateu não acreditaria na Bíblia, e portanto não deveria querer corrigir uma determinada parte dela.

Bom, é isso aí por hoje... eu poderia escrever mais sobre isso mas acho melhor para por aqui... até mais!

2 comentários:

  1. acho que o mundo está cheio de 'pseudos' hoje em dia - e infelizmente não é só no ateísmo não. qualquer pessoa com certo nível de inteligência, por mais que não seja religiosa, deveria no mínimo se considerar agnóstica, já que a ciência (ainda) não provou tudo (e já que há muito mais coisas do que julga nossa vã filosofia). cristianismo pode ser julgado por qualquer um que tenha se informado um pouco, mas a divindidade toda poderosa, o tal 'Deus', realmente não dá pra saber se existe ou não. fazer piada e pagar de anti-cristo nos dias de hoje dá um ar de 'ai, sou intelectualmente superior a você pois não sou influenciável', e ai o ser humano tá lá sendo escravo de um estilo de vida e seguindo as regras do tal. fazer o quê? estamos na era dos babacas...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lu... a parte ruim do fácil acesso à informação e à tecnologia é isso: gente querendo chamar a atenção para si o tempo todo pagando de, como você disse, 'intelectualmente superior por não ser influenciável', mas que na verdade são influenciados o tempo todo por tudo que é modinha que sai nas redes sociais - e ultimamente, sai do mínimo uma modinha nova por semana. Enfim, a sua definição foi perfeita, e eu concordo: estamos com certeza na era dos babacas.

    ResponderExcluir